Anúncios

Que é o Arcabouço Fiscal e o que Ele Representa no Novo Projeto do Governo?

Recentemente, o termo Arcabouço Fiscal deu erra muito em discussões políticas e tornou-se um tópico de grande interesse popular. O motivo é simples: essa proposta governamental visa substituir o Teto de Gastos e simplificar o sistema fiscal do país. Neste conteúdo, vamos mergulhar profundamente no assunto para entender as características e objeivos do Arcabouço Fiscal.

Introdução ao Arcabouço Fiscal

As últimas discussões nas cortes e na mídia nos últimos dias giram em torno de elementos como Teto de Gastos e novos mecanismos de geração de receita para o erário, mas a discussão que pegou o atenção do público é devido ao novo conceito Arcabouço e as possíveis mudanças no caminhar usado nas receitas do governo. Basicamente, a proposta do governo Busca flexibilizar mais as despesas, mas com alguma restarctura, permitindo que determinados gastos sejam feitos sem passar por um processo de aprovação excessivamente complicado.

Desenvolvimento Principal

Imagem Reprodução

O Arcabouço Fiscal é uma proposta completa que aborda as principais regras que reorganizam a gestão fiscal do país e se destaca pelo seu caráter contínuo. Ele visa modernizar a gestão fiscal do Brasil e substituir o conjunto de regras anterior chamado Teto de Gastos. Com o Arcabouço começa o processo da simplificação dos sistemas de gastos públicos, com a participação direta de consultores que estudem e descrevem melhorias a diversos setores e, a partir de uma busca eficiente, buscar o aumento na arrecadação de receita, seja direta ou a longo prazo, que visam, ao mesmo tempo, aumentar a renda pública dos níveis federal, estadual e municipal através de políticas de receita fiscal mais eficientes e flexíveis.

Anúncios

Entre as principais mudanças e propostas do Arcabouço Fiscal destacam-se a criação de um mínimo básico de despesas obrigatórias, o que significa que uma parcela dos gastos públicos será assegurada, apesar de toda redução de despesas. Além disso, ele fornece aos demais entes da federação (estadual e municipal), o acesso a uma política transparente e orçamentária regular para os setores que possam gerar receita, incentivar a criação de empresas e melhorias às economias locais. Outra diretriz importante do Arcabouço é implementar as disciplinas suficientes para o ente fiscal sempre buscar economizar e evitar subaquivos, evitar também previsões excessivas, onde a utilização de recursos que não ocorreram não saindo na hora certa tenha seu valor atrelado à execução correta dos serviços e programas de gastos. E se a aplicação das regras oriundas desse novo mecanismo trouxer desafios até mesmo do próprio arcabouço, haverá acuidade o suporta desses, que não requerem alterações.

  • O Arcabouço Fiscal contempla ainda a criação de um modelo de gestão fiscal mais transparente, que permitirá a sociedade e o Legislativo fiscalizarem mais de perto as ações exercidas pelo Executivo.

    Paralelamente as mudanças no setor fiscal, este será abento para novas e melhores formas de captação de recursos públicos

Anúncios

Postagens relacionadas