Anúncios

O que é o IOF? Por que ele aumentou? Entenda tudo sobre esse imposto

Muito se falou, nas últimas semanas, sobre o aumento do IOF e como o governo teve que explicar os motivos que levaram a essa decisão. Afinal de contas, estamos falando sobre um imposto, e qualquer subida pode afetar o bolso das pessoas nos mais variados momentos da sua rotina.

Entenda o que é o IOF e como ele afeta o dia a dia das pessoas:

O IOF é uma sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, um tributo que é cobrado pelo governo federal e que, como o seu próprio nome antecipa, incide basicamente sobre as operações e as movimentações financeiras que acontecem no dia a dia, tanto por parte de pessoas físicas como pessoas jurídicas.

Entende-se como operações financeiras justamente aquelas movimentações que acontecem relacionadas diretamente a operações de crédito, operações de câmbio, operações relacionadas a movimentações de apólices de seguros e de títulos, além de valores imobiliários de uma forma geral.

Por se tratar de um imposto que incide diretamente sobre as movimentações financeiras que acontecem no país, o IOF acaba tendo um grande impacto na vida das pessoas de uma forma geral. Ele, inclusive, normalmente é cobrado em operações de crédito e desconto em folha, além de operações de câmbio e compra de títulos.

Introdução

No Brasil, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federais cobrado pelas operações financeiras, incluindo as operações de crédito, operações de câmbio, operações relacionadas a movimentações de apólices de seguros e de títulos, além de valores imobiliários.

Anúncios

Postagens relacionadas