Anúncios

Minha empresa pode impedir que eu tire empréstimo consignado?

O Novo Consignado Privado foi criado pelo governo, alterando uma série de regras em relação à possibilidade desse tipo específico de empréstimo para os trabalhadores CLT — ou seja, aquelas pessoas que não são servidoras públicas nem aposentadas ou pensionistas, que normalmente conseguem ter acesso ao crédito com desconto em folha de uma forma muito mais simples.

Até as mudanças das regras, para que um trabalhador CLT tivesse a oportunidade de conseguir um empréstimo consignado, deveria contar apenas com as ofertas do banco com o qual a empresa poderia ter algum tipo de convênio. Normalmente, a instituição financeira era a mesma utilizada para os pagamentos dos salários dos funcionários.

Com as novas regras, os trabalhadores podem solicitar o empréstimo consignado em qualquer banco que ofereça esse tipo de crédito. E as empresas passam a ser as responsáveis por descontar o valor da parcela diretamente do salário dos funcionários.

Entendendo o contexto do empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um tipo de crédito que permite aos trabalhadores CLT ter acesso a uma linha de crédito com desconto em folha. Isso significa que o valor do empréstimo é descontado diretamente do salário do trabalhador, reduzindo assim a necessidade de pagar prestações mensais.

Antes das mudanças das regras, os trabalhadores CLT tinham que contar apenas com as ofertas do banco com o qual a empresa tinha algum tipo de convênio. Isso restringia bastante a oferta de empréstimos para essa categoria profissional.

Minha empresa pode impedir que eu tire empréstimo consignado?

Imagem Reprodução

Sim, em alguns casos, a empresa pode impedir que você tire um empréstimo consignado. Isso pode ocorrer se a empresa não tiver convênio com nenhum banco que ofereça empréstimos consignados ou se a empresa já tiver descontado o valor do salário do funcionário para outros fins.

Anúncios

Postagens relacionadas