Anúncios

Existe portabilidade de dívida de cartão de crédito? Tire suas dúvidas

Há alguns anos, existe no mercado financeiro brasileiro uma lei que permite que as pessoas façam um procedimento de portabilidade de dívidas. Essa ferramenta foi criada com o principal objetivo de aumentar a concorrência dos bancos e das financeiras, ao mesmo tempo que ajuda os consumidores a encontrar as melhores condições de pagamento e financiamento das dívidas.

Em um primeiro momento, essa possibilidade de portabilidade acabou sendo criada pensando nas operações de empréstimo, especialmente os consignados, que acabam levando mais tempo para serem pagos e também acabam impossibilitando que o cliente consiga negociar a sua dívida.

Introdução à portabilidade de dívidas

A portabilidade de dívidas é um procedimento que permite que o cliente transfira o saldo devedor de uma instituição financeira para outra, com possíveis melhorias nas condições de pagamento e financiamento.

Desenvolvimento principal

Imagem Reprodução

Anúncios

A portabilidade de dívidas foi originalmente criada para as operações de empréstimo, mas recentemente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) criou uma resolução que também permite essa transferência para as operações de cartão de crédito.

Com a portabilidade de dívidas, o cliente pode mudar para uma instituição financeira que ofereça condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas ou prazos de pagamento mais longos.

  • Condições de pagamento e financiamento

    Fica a cargo da instituição financeira o estabelecimento das condições de pagamento e financiamento da dívida. É importante verificar as condições oferecidas pela nova instituição antes de realizar a transferência.

Anúncios

Postagens relacionadas