Anúncios

O que é preciso saber sobre reciclagem para não contribuir para o lixo

Separação incorreta na coleta seletiva: o maior obstáculo para a reciclagem eficaz

A separação incorreta dos resíduos é um dos principais problemas que afeta a eficiência da reciclagem. Quando materiais não recicláveis são misturados com recicláveis, podem contaminar lotes inteiros e resultar no envio de tudo para aterros sanitários. Isso compromete não apenas o processo de reciclagem, mas também a saúde pública e o meio ambiente.

Os estudos mostram que cerca de 25% do material enviado para centros de reciclagem não pode ser processado devido à contaminação. Além disso, apenas 30% dos resíduos potencialmente recicláveis são efetivamente reaproveitados nas cidades brasileiras. Isso demonstra a importância de conhecer os materiais que não pertencem à coleta seletiva.

Desenvolvimento principal

Não misture tudo: 14 materiais que não devem ser reciclados juntos

Imagem Reprodução

Também é fundamental saber quais materiais podem ser reciclados juntos. Muitas pessoas creem que podem reciclar tudo que é feito de plástico ou papel, mas isso não é verdade. Materiais híbridos ou misturados podem comprometer a qualidade do material reciclado e torná-lo impróprio para usar.

Anúncios
  • Gaze e água sanitária

    Esses dois produtos têm propriedades químicas que podem contaminar plásticos e outros materiais. Além disso, a gaze pode formar um resíduo de papel fibroso, comprometendo a qualidade da reciclagem.

    Se você precisa reciclar gaze ou água sanitária, considere a possibilidade de usar materiais biodegradáveis, como copos de papel ou recipientes de plástico reutilizáveis.

Anúncios

Postagens relacionadas