Anúncios

Publicado em 15/11/2024 por Rodrigo Duarte.

A grande maioria das relações e das operações comerciais acaba sendo regida por contratos. Um contrato nada mais é do que um acordo firmado entre todas as partes envolvidas em uma determinada negociação, que pode ser tanto em relação a um determinado fornecimento de serviço quanto na venda de alguns tipos de produtos e itens de uma forma geral.

Quanto devo pagar de multa por não fazer algum pagamento? Entenda os seus direitos

Esse acordo acaba prevendo basicamente os direitos e deveres do fornecedor e também do cliente, bem como de possíveis terceiros e intermediadores que podem acabar se envolvendo no processo. E um dos pontos que normalmente acaba sendo previsto em um determinado contrato é o que acontece a partir do momento em que uma das partes não cumpre com a sua parte do acordo.

Anúncios

Atualmente, grande parte dos contratos acaba prevendo apenas punições para os consumidores. As multas pelo atraso ou pela falta de pagamento das parcelas de um determinado empréstimo ou financiamento estão entre as punições mais comuns nas transações comerciais do dia a dia.

Mas, apesar de o contrato ser muito importante como instrumento legal para definir o que cada uma das partes de um determinado negócio deve fazer, nem sempre tudo o que está escrito e é acordado entre as partes é válido. Afinal de contas, qualquer contrato tem validade apenas quando é firmado dentro das regras maiores de um país, que é a sua legislação.

Anúncios

Postagens relacionadas