Anúncios

Publicado em 16/05/2025

Atualmente, uma das consequências mais imediatas que os consumidores acabam sofrendo a partir do momento em que deixam de pagar uma determinada dívida no prazo acordado é a inscrição do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, incluindo SPC, Serasa, dentre outros.

Mas existem também outras ferramentas e instituições que podem ser utilizadas pelos cobradores para conseguir cobrar dívidas. Os cartórios, por exemplo, acabam se tornando muito interessantes justamente para a cobrança de dívidas por parte de pequenos negócios e até mesmo de pessoas físicas que emitem notas promissórias ou outros documentos que comprovem uma determinada transação financeira.

Quando uma dívida acaba sendo registrada em um cartório, a operação passa a ser chamada de protesto. Entenda como ele funciona e entenda também se esse tipo de dívida pode caducar.

Anúncios

Um protesto em cartório nada mais é do que o registro de uma dívida nessas instituições, que acabam sendo utilizadas para os mais variados fins burocráticos.

Tempo de caducidade de dívidas em cartório: quando saber

Ao registar uma dívida em cartório, o consumidor pode se sentir perdido e sem controle sobre a sua situação financeira. No entanto, com entendimento de como funciona o processo de protesto e os prazos de caducidade, é possível tomar decisões informadas e evitar problemas mais graves.

Anúncios

Postagens relacionadas