Anúncios

Tempo de Retorno de Investimento: O Segredo para Avaliar o Sucesso de um Negócio

Iniciar um determinado empreendimento é, antes de mais nada, fazer um investimento. Muitas pessoas que começam um negócio próprio acabam não tendo isso em mente, mas basicamente é necessário colocar dinheiro em outros recursos em uma determinada iniciativa e aguardar que essa alocação de recursos traga algum tipo de retorno ao longo do tempo, mediante o trabalho que será executado.

E, como qualquer tipo de investimento, existem riscos que devem ser considerados. A partir do momento que o dinheiro sai da posse de alguém e passa a ser aplicado em algo, nem sempre o retorno pode ser positivo. Muitas vezes esse retorno pode, de fato, acontecer, mas depende de tempo.

Nesse cenário surge um termo que acaba se tornando bastante famoso no mundo dos negócios e do empreendedorismo de uma forma geral: payback. Ela faz parte de um conjunto de projeções que normalmente surgem em um plano de negócios e acaba sendo muito importante, especialmente a partir do momento que o empreendedor vai ao mercado para buscar parceiras ou sócios.

Payback é o termo em inglês que acabou sendo adotado pelo mercado e pelo sistema financeiro como um todo e que basicamente indica o tempo médio aguardado para que um determinado investimento devolva a sua aplicação ao proprietário ou ao detentor do negócio.

Anúncios

Capturando o Ponto-Cruce do Tempo de Retorno de Investimento

É fundamental entregar-se a uma reflexão sobre o que é considerado um tempo de retorno de investimento satisfatório, ou seja, quando o investimento deixa de gerar benefícios. A partir desse ponto, pode-se avaliar o desempenho de um negócio e saber se ele foi bem gerido ou não.

Além disso, ao conhecer o tempo de retorno de investimento, é possível tomar decisões informadas sobre como investir a capital dos sócios, bem como em quando investir em novos setores.

Anúncios

Postagens relacionadas