Anúncios

Como regularizar Imposto de Renda atrasado? Saiba o que fazer para ficar em dia com o Leão

A Declaração do Imposto de Renda é um procedimento que deve ser realizado por milhões de brasileiros todos os anos para que eles paguem o Imposto de Renda, um tipo de tributo federal que é cobrado a partir do acúmulo de bens e de renda ao longo de um determinado período, que nesse caso é sempre o ano anterior ao do envio da declaração.

Esse é um procedimento considerado obrigatório para grande parte dos adultos economicamente ativos. O principal critério que acaba sendo utilizado é a quantidade de rendimento obtido ao longo do período. Caso ele fique dentro da faixa que é considerada como de isenção, essas pessoas não precisam fazer essa declaração, consequentemente ficando isentas do Imposto.

Todas as outras pessoas que recebem determinados pagamentos considerados como tributáveis acima da faixa de isenção acabam tendo que fazer, obrigatoriamente, essa declaração. Caso o sistema identifique a necessidade de pagamento, ele deverá ser feito de acordo com as condições oferecidas e com o calendário definido no ano em questão. Normalmente, o valor pode ser parcelado.

Agora, caso o contribuinte não entregue ou não pague esse imposto de renda, uma série de sanções e penalidades será aplicadas, o que pode levar a consequências negativas para a saúde financeira do contribuinte.

Portanto, é importante entender como regularizar Imposto de Renda atrasado e realizar os devidos pagamentos para evitar essas consequências.

Introdução

O Imposto de Renda é um tributo federal que é cobrado a partir do acúmulo de bens e de renda ao longo de um determinado período. Para realizar a declaração do Imposto de Renda, é necessário ter em mãos todos os documentos relacionados à renda e às despesas, como os comprovantes de pagamento de salário, juros de aposentadoria, aluguéis, entre outros.

Anúncios

Postagens relacionadas