Imposto de Renda 2025: Quem pode ser seu dependente e como declarar corretamente
Em meio às complexidades da declaração do Imposto de Renda 2025, uma das principais dúvidas dos contribuintes é sobre quem pode ser incluído como dependente. Com novas regras fiscais e critérios específicos estabelecidos pela Receita Federal, é fundamental entender detalhadamente cada aspecto para evitar problemas futuros com o fisco.
A Receita Federal estabelece critérios rigorosos para a inclusão de dependentes na declaração do Imposto de Renda, considerando as relações familiares e financeiras que devem ser analisadas com cuidado e atenção.
Declaração do Imposto de Renda: Quem pode ser seu dependente e como proceder?
Entender as regras de dependência é fundamental para evitar problemas com o fisco. Cônjuges, companheiros união estável, filhos e enteados com menos de 21 anos, entre outros, podem ser incluídos como dependentes na declaração.
A Receita Federal estabelece critérios rigorosos para a inclusão de dependentes, considerando as relações familiares e financeiras que devem ser analisadas com cuidado e atenção.
Quem pode ser considerado dependente?
-
Cônjuges e companheiros
Cônjuges ou companheiros com união estável de mais de 5 anos podem ser incluídos como dependentes, independentemente da orientação sexual do casal.
Para ser considerado dependente, o cônjuge ou companheiro deve ter uma renda mensal inferior a 2/3 do valor do salário mínimo ou não ter renda mensal.
Tire suas dúvidas
* Você permanecerá em nosso site.