Anúncios

Golpe dos documentos clonados: saiba o que fazer para proteger seus dados

Os documentos pessoais contêm dados sensíveis e muito importantes para as pessoas de forma geral. Por meio de um documento de identidade, por exemplo, é possível criar cadastros em nome de terceiros, abrir contas em bancos, ter acesso a benefícios indevidos e realizar uma série de outras ações.

Hoje em dia, os sistemas estão cada vez mais inteligentes para tentar identificar esse tipo de situação, mas isso não impede que, de fato, esses golpes aconteçam. E o fato de boa parte da burocracia estar online nos dias de hoje também pode acabar criando outros problemas, incluindo uma maior facilidade para que criminosos encontrem brechas e acessem dados indevidos.

Muitos cadastros sensíveis podem ser feitos atualmente apenas com os dados contidos em um documento, sem exigência de imagem ou de um sistema de confirmação que compare a foto presente no documento com a imagem real da pessoa.

E mesmo aqueles sistemas que exigem imagens dos documentos ainda podem ser enganados com documentos clonados. Esse é um tipo de golpe considerado bastante comum e que atinge milhões de pessoas todos os anos. Uma das grandes dificuldades em combatê-lo é justamente o fato de que muitas vítimas nem sequer sabem que tiveram seus documento.

Anúncios

O que é o golpe dos documentos clonados

O golpe dos documentos clonados é um tipo de golpe cibernético que consiste em criar cópias de documentos pessoais, como IDs, passaportes e cartões de crédito, com o objetivo de obter informações sensíveis sobre a vítima, como endereço, telefone, email e outras informações de conta bancária.

Esses documentos clonados são frequentemente usados para criar contas falsas em bancos, serviços de crédito e outras empresas, permitindo que os golpistas acessem contas de cartões de crédito, retirar fundos e realizar outras ações financeiras indevidas.

Anúncios

Postagens relacionadas